O que é curadoria de moda?

É o cuidado e escolha por peças, que um profissional da moda faz para manter o cliente por dentro das principais tendências junto a combinação de cores e estampas que tem a ver com a atitude que deseja apresentar.

No mundo da moda sustentável, também é chamado de curadoria de roupas, na qual um profissional seleciona peças em brechós e bazares, para montar os looks, mantendo o cuidado de seguir a moda, mas também cuidar do meio ambiente.

Além de selecionar, o curador de moda é responsável por organizar e administrar as peças, que podem servir para um cliente ou trabalhos específicos, que exijam o cuidado com cada item da moda, pois cada escolha será relevante para o cliente ou modelo ser vitrine.

E quando comentamos sobre ser vitrine, é em relação a atrair holofotes, seja no mundo da moda ou de outras carreiras corporativas, pois a maneira que se veste e o controle de cada peça, e de todas as combinações, vão contribuir para o objetivo final.

Qual a importância da curadoria de moda?

Sabe quando assistem eventos ou vêem algum look na internet e desejam copiar? O curador de moda é a pessoa ideal para ajudar nisso, pois sabe quais são as principais lojas, os valores, sabem  como podem até adaptar para caber dentro do seu orçamento.

É a garantia do look perfeito, sendo garimpado em diversas lojas, de acordo com o gosto e bolso do cliente, podendo realizar a curadoria de moda para apresentações, projetos, lazer, eventos e até mesmo ajudar a a utilizar itens que já possui com novas combinações.

Deve selecionar as melhores peças, independente de serem usadas ou seminovas, para preparar combinações de acordo com a criatividade, experiência e tendência atual, para ser exposto em conjunto seja para lojas ou pessoas físicas.

O que é curadoria de moda de luxo?

Um pouco diferente da curadoria de moda sustentável que pode optar por peças em geral em brechós e bazares, a curadoria de luxo só aceita itens que sejam originais de marca e que tenham pouco tempo de uso ou menos aspecto de usado.

Então é preciso selecionar quais itens precisam encontrar nas lojas, para poder fazer a montagem de luxo original, pois os produtos na loja costumam ter um preço mais alto do que um seminovo. 

A curadoria mantém o luxo com economia de tempo e dinheiro, para as lojas e clientes, além da montagem que também já chegará finalizada para vestirem.


Como trabalhar em curadoria de moda?


O primeiro passo é gostar de moda, estar por dentro de novas as novidades, atualidade, looks de celebridades, desfiles, estilistas e figurinistas. E se especializar na curadoria para conseguir fazer as melhores indicações e parcerias com diversas lojas para adquirir as peças mais facilmente.

Na Carreira Fashion temos diversos cursos que podem te auxiliar nessa caminhada, com especializações em planejamento de carreira de moda, liderança e negociação que serão importantes para criar relação com seus fornecedores e clientes.

Leia também: Dicas para criar a sua própria marca de moda

Autor

Compartilhe