5 formas de reconhecer um scouter

Um scouter, mais conhecido como olheiro, é uma pessoa que seleciona possíveis candidatos a se tornarem modelos e fazem convites para irem até a agência, passar uma avaliação e direcionamento de moda.

Tem se tornado cada vez mais comum ver essas abordagens pelas redes sociais. E apesar de existirem um scouter virtual, é recomendável identificar algumas características para reconhecer, se trata realmente de um scouter profissional ou de golpes.

Por isso separamos 5 formas de reconhecer um scouter, confira:

Estar atento a abordagem

A maneira como o scouter entra em contato com você diz muito sobre o profissional, mas a abordagem pode acontecer em qualquer lugar como: shoppings, eventos, parques, supermercados, na rua e sempre entregam um cartão de visitas.

Se tiver interesse sempre faça uma pesquisa, para verificar a veracidade e comprometimento real da agência e do scouter, principalmente se a abordagem for através de redes sociais, para garantir sua segurança e profissionalismo.

O maior scouter do Brasil é o Dilson Stein que descobriu modelos renomadas como Gisele Bundchen, Alessandra Ambrósio, Carol Trentini entre outras top models,  e agora possui uma agência própria no Rio Grande do Sul.

uma mulher fotografando um casal de modelos

Analisar a conduta da agência de modelos

Nenhuma agência oferece trabalhamos assim que uma modelo aparece, pode demorar um período para surgir os primeiros trabalhos, pois é feita a análise, a seleção, testes, books fotográficos, aulas de teatro e passarela.

Tem todo um processo envolvido por trás, até o momento de enviar o catálogo da modelo para potenciais clientes e trabalhos, a uma caminhada a seguir e investimentos a serem feitos também, pois nada é gratuito.

Não entregue dados pessoais de imediato a agência, primeiro pesquise como outras agências atuam, pois o habitual é não cobrarem por representações iniciais diferentes de agências que cobram altas taxas e depois acabam não oferecendo campanhas.

modelo

Veja o portfólio de clientes da agência

  • Para ter mais segurança verifique quais campanhas e jobs os modelos da agência já fizeram, se as empresas contratantes realmente existem e são bem posicionadas no mercado, se possui credibilidade e se enquadra no que deseja trabalhar.
  • Porque assim terá uma visão ampla das oportunidades que poderão surgir, se é exatamente o que está buscando naquela agência e cuidar da própria imagem, além de reparar em dias, locais, horários e condições de trabalho que a agência propõe.
  • Verifique se possuem selo de autenticidade, se os trabalhos fotográficos e de vídeos são de alta qualidade e feito com profissionalismo.

Excesso de pagamentos

Não é necessário realizar pagamentos de aluguéis de salas, estúdios, maquiadores, fotógrafos, editores a todo momento e a cada trabalho. É comum as agências cobrarem pelo book que será usado para as escolhas dos clientes.

Mas esses outros serviços devem ser oferecidos sem cobrança alguma aos modelos, que deverão receber pelos seus trabalhos e não pagar para trabalharem.

Leitura de documentos

Caso o scouter e a agência passarem por todos esses passos, você sentir confiança e ter certeza da autenticidade, chegará o momento de assinar os contratos, e esse é o passo mais importante, pois deve ler com atenção.

Não é correto exigirem que assine o contrato na mesma hora, sem tempo de leitura, sem conferir com um advogado caso preferir, deve existir um prazo para ser feita uma leitura e análise com calma, para assim se agenciar.

Leia também: Network em tempos de pandemia

Autor

Compartilhe